Sobre a Revista

Enfoque, escopo e objetivos

Revista Latinoamericana de Trabajo y Trabajadores é uma publicação científica dedicada à história do trabalho. Seu objetivo é oferecer um campo de divulgação e debate para pesquisas com visões e perspectivas variadas sobre e a partir da América Latina, a partir de uma conceituação da história do trabalho de longa duração (séculos XVI a XXI) que supere a divisão entre os estudos sobre os clássicos mundos operários e industriais e aqueles que analisam o variado continuum do trabalho coercitivo e os regimes de trabalho que unem as atividades informais e populares. Procura explorar, ao mesmo tempo, a precariedade laboral numa perspetiva que reconhece que esse não é apenas um fenómeno contemporâneo, mas que tem uma longa história, ligando assim o passado ao nosso presente. Por fim, a revista também tem como objetivo analisar protestos e conflitos ao longo do tempo, incluindo formas de luta que precedem a formação de sindicatos e organizações de trabalhadores. É nessas dimensões geográficas, temporais e de múltiplas perspectivas que a revista encontra sua originalidade, pois se propõe a pensar o mundo latino-americano do trabalho como um mosaico de complexidades que cruzam fronteiras e regiões ao longo de seis séculos.

A revista é destinada a pesquisadores, professores, profissionais, graduados e estudantes das ciências humanas e sociais. Propõe-se a impulsionar um diálogo fecundo entre estudiosos da América Latina e do Caribe, transcendendo limites nacionais e de época e contribuindo para a construção de uma comunidade latino-americana interessada em refletir sobre uma história transnacional conectada e global.

É uma publicação semestral e seus artigos são submetidos à consulta externa no sistema duplo-cego.

A revista é uma iniciativa da Rede Latino-americana e Caribenha de Trabalho e Trabalhadores (REDLATT), com o apoio do International Institute of Social History (Holanda) e do Bonn Center for Dependency and Slavery Studies (Alemanha).

 

Seções

Artigos: Trabalhos de pesquisa inéditos que não foram enviados nem estão aguardando parecer de outra publicação. Todas as contribuições para esta seção estão sujeitas a avaliação interna e externa (sob o mecanismo duplo-cego). Extensão máxima: 10.000 palavras.

Resenhas: Críticas de livros, em que se trabalhe com um ou dois livros que tenham relação entre si; ou resenha-ensaio, em que se analisam as inter-relações entre dois ou mais livros em torno de um tema específico. Extensão máxima: 1.500 palavras para resenhas e 5.000 palavras para resenhas-ensaios. As contribuições para esta seção são avaliadas pela Equipe Editorial.

Debates e intervenções: contribuições originais e inéditas, que não necessariamente são baseadas em fontes primárias; ou ensaios historiográficos, entrevistas, respostas a intervenções publicadas anteriormente, etc. Sua extensão pode variar. As contribuições para esta seção são avaliadas pela Equipe Editorial.

Em todos os casos, a revista recebe manuscritos em espanhol, inglês ou português.

 

Processo de avaliação

As propostas para a seção Artigos são primeiramente recebidas e avaliadas pela Equipe Editorial, que determina se atendem aos objetivos e requisitos estabelecidos pela revista. Caso essa primeira avaliação seja positiva, o manuscrito é avaliado por dois especialistas externos em formato duplo-cego, preservando o anonimato dos autores e avaliadores. A Equipe Editorial zelará para quem avalie os trabalhos não tenha vínculos laborais ou institucionais com os/as autores/as dos manuscritos.

A avaliação pode determinar que o manuscrito seja 1) publicado sem modificações; 2) aceito se incorporar observações e modificações, 3) rejeitado. Em caso de controvérsia entre as avaliações, o manuscrito é encaminhado a um terceiro especialista.

As propostas para as seções Resenhas e Debates e intervenções são avaliadas pela Equipe Editorial.

Para mais informações sobre as características que os manuscritos enviados à revista devem atender, consulte a seção Submissões.

 

Código de ética e política anti-plágio

A Equipe Editorial da revista segue as diretrizes elaboradas pelo COPE | Committee on Publication Ethics, com o intuito de aderir ao consenso universal sobre a prática editorial científica. Convidamos autores/as e revisores/as a conhecer as diretrizes internacionais relacionadas à ética na publicação, a fim de evitar erros que possam ser gerados por seu desconhecimento.

A Equipe Editorial adota diversas ferramentas para detectar práticas de plágio ou autoplágio, fabricação de dados ou problemas éticos presentes nos manuscritos. Medidas relevantes serão tomadas a este respeito, usando ferramentas como como Similarity Check, Plagiarismdetector, Quetext, etc. A revista reserva-se o direito de rejeitar e/ou eliminar todo artigo em que tenha sido detectada qualquer forma de plágio ou prática de autoplágio, independentemente do estágio de publicação em que se encontre.

 

Acesso aberto e política de direitos autorais

Todo o conteúdo está disponível em acesso aberto sob a Licença Internacional Creative Commons 4.0 Internacional (Atribución-NoComercial-CompartirIgual). A revista não cobra nenhum tipo de taxa de publicação e o acesso a todo o conteúdo é gratuito. Os/as autores/as mantêm os direitos de suas obras nos termos da referida licença. Os/as autores/as são encorajados a depositar suas contribuições em outros repositórios, que podem compartilhar e adaptar o material desde que citada a autoria e fonte original de sua publicação e não seja utilizado para fins comerciais.

 

Política de arquivo

A revista utiliza Open Journal Systems, compatível com o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) que garante à revista um arquivo permanente e seguro. Mais informações neste link.

 

Declaração de privacidade

Os nomes e endereços de e-mail são usados exclusivamente para os fins declarados por esta revista e não estarão disponíveis para nenhum outro propósito ou para outra pessoa.

 

Indexações 

Últimos ingresos Latindex Catálogo 2.0 – CAICYT-CONICET

ERIH PLUS - Photos | Facebook

Revistas parceiras

REVLATT tem o prazer de trabalhar em parceria com outras revistas dedicadas à história do trabalho na América Latina.