Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os artigos devem ser inéditos e não ter sido enviados ou aguardar parecer de outra publicação.
  • Os artigos devem ser enviados em anexo em arquivo Word para o e-mail revista.redlatt@gmail.com.
  • Os trabalhos devem ser precedidos de uma página com as seguintes informações: nome do autor, endereço eletrônico (e-mail), afiliação institucional, cidade e país.
  • Os artigos devem incluir título, resumo e cinco palavras-chave nos três idiomas da revista: espanhol, português e inglês.

Diretrizes para Autores

As notas devem estar no final da página e devidamente numeradas.

As referências bibliográficas devem ser incluídas em notas de rodapé e adaptadas ao estilo Chicago.

- Livros:

Nome (s) e Sobrenome (s), Título (Local de publicação: editora, ano), número da (s) página (s) citada (s).

Exemplo: Laird W. Bergad, Slavery and demographic and economic history of Minas Gerais, Brazil, 1720-1888 (Cambridge: Cambridge University Press, 1999), 151.

- Capítulos de livros:

Nome (s) e Sobrenome (s), “Título do capítulo”, em Título do livro, coord. Nome (s) e Sobrenome (s) (Local de publicação: editora, ano), número da (s) página (s) citada (s).

Exemplo: Junia Ferreira Furtado, "Quem Nasce, quem chega: o mundo dos escravos no Distrito Diamantino e no arraial do Tejuco", in Trabalho livre, trabalho escravo. Brasil e Europa, séculos XVIII e XIX, coord. Junia Ferreira Furtado e Douglas Cole Libby (São Paulo: Editora Annablume, 2006), 223-250.

- Artigos em revistas:

Nome (s) e Sobrenome (s), “Título do artigo”, Nome da revista, número do volume (ano): página (s) citada (s).

Exemplo: Cindy Hahamovitch e Rick Halpern, “Not a ‘sack of potatoes’: why labor historians need to take agriculture seriously”, International Labor and Working-Class History, 65 (2004): 3-4.

- Páginas eletrônicas:

Autor do conteúdo, “Título da página”, título ou proprietário do site, URL (data da consulta)

Quando a mesma obra, artigo ou capítulo de livro for citado em várias notas de rodapé, uma referência concisa será incluída a partir da segunda vez: Sobrenome, primeiras três palavras do título, número (s) de página.

As citações textuais com mais de três linhas vão em um parágrafo separado.

As siglas dos arquivos devem ser fornecidas por extenso na primeira vez em que forem citadas e não devem ser separadas por pontos.

As referências documentais serão feitas da seguinte forma: Arquivo, fundo, seção, série, volume ou tomo (abreviado), pasta ou arquivo (abreviado), título do documento e páginas.

Serão feitas referências a entrevistas e comunicações pessoais: Entrevistado, Entrevistador, data e local da entrevista

Artigos

Os artigos serão submetidos à avaliação por pares no sistema double blind. Em caso de desacordo entre as duas opiniões obtidas, o texto será enviado a um terceiro avaliador.

Os artigos devem ser acompanhados de um resumo, entre 100 e 150 palavras, redigido em espanhol e inglês, e incluir entre 4 e 5 palavras-chave. O resumo deve incluir claramente os objetivos do artigo, as fontes e os resultados mais relevantes.

Os textos terão extensão máxima de 13.000 palavras, incluindo notas, tabelas, gráficos e referências bibliográficas.

As ilustrações (tabelas, gráficos e mapas) devem ser enviadas en arquivos JPG com a maior resolução possível (mais de 200 dpi) indicando suas referências. Devem ter sequência em algarismos arábicos e devem ser acompanhados do título e da fonte de onde foram obtidos. No caso de ilustrações que não sejam de autoria própria, deverão ser entregues os direitos de uso previamente tramitados pelo autor ou a autora.

Debates e intervenções

Esta seção inclui contribuições originais e não publicadas, mas não necessariamente baseadas em fontes primárias ou ensaios historiográficos, entrevistas, respostas a intervenções publicadas anteriormente, etc. As contribuições para esta seção são avaliadas pela Equipe Editorial. Sua extensão pode variar. Os interessados em enviar contribuições para esta seção devem entrar em contato com a Equipe Editorial.

Resenhas

Serão publicadas resenhas de livros publicados 3 anos antes da data de publicação na revista. As resenhas podem ser de dois tipos: resenhas de livros, nas quais se trabalha com um ou dois livros relacionados entre si; ou, ensaio-resenha, em que se analisam as inter-relações entre dois ou mais livros, em torno de um tema específico.

Devem apresentar a referência completa do livro resenhado, de acordo com o formato de citação da revista. O nome e a instituição do autor da resenha devem constar ao final do texto. Eles devem estar sujeitos aos mesmos critérios formais que o resto da revista.

Quanto à extensão, as resenhas podem ter entre 500 e 1500 palavras; enquanto a resenha deve ter entre 1.500 e 5.000 palavras. A revista oferecerá uma lista de livros de interesse editorial específico para revisão e, por favor, siga suas recomendações ao planejar o trabalho de revisão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.